Blog Boviplan

A consultoria agropecuária Boviplan e o WWF-Brasil, junto com outros parceiros e apoio financeiro da União Europeia, firmam parceria para o desenvolvimento do Programa BPA Nascentes do Pantanal no Mato Grosso do Sul. O programa tem como objetivo fortalecer a cadeia de produção sustentável de carne bovina, por meio da capacitação em boas práticas, do estímulo à troca de experiências e associativismo e do uso de incentivos fiscais do Estado.

O público-alvo são os médio-pecuaristas e responsáveis técnicos por fazendas de gado de corte nos municípios de Rochedo, Corguinho e Rio Negro, região onde encontram-se importantes nascentes de rios que desaguam no Pantanal sul-mato-grossense. Segundo Rodrigo Paniago, da Boviplan Consultoria, o público-alvo foi escolhido de forma específica. “Entendemos que o grande pecuarista tem maior facilidade para investir na atividade, assim como, o pequeno tem linhas específicas de financiamento e extensão rural pública, já o médio-pecuarista não possui o apoio adequado”, explica Paniago.

Segundo Flávia Szukala Araujo do WWF-Brasil, o programa visa ser um disseminador de práticas contidas em protocolos já consolidados no mercado brasileiro, como o BPA Bovinos de Corte (Brazilian Gap), bem como de mecanismos de melhoria contínua na produção, como o Guia Indicadores da Pecuária Sustentável (GIPS), do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável – GTPS e programas de incentivos fiscais. “Queremos levar soluções gerenciais e técnicas aos participantes, que vão poder garantir a produção sustentável na região do Pantanal”, afirma Flávia.

O lançamento do Programa BPA Nascentes do Pantanal será realizado no Sindicato Rural de Campo Grande, no dia 29 de agosto às 18h30. Neste mesmo dia ocorrerá sua primeira atividade de disseminação: o seminário “Casos de Sucesso em Boas Práticas Agropecuárias”, que apresentará palestras da Associação Sul-matogrossense de Novilho Precoce, Associação Brasileira de Pecuária Orgânica e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul.

Lançamento BPA Nascentes do Pantanal - Mato Grosso do Sul. Parceria Boviplan Consultoria Agropecuária e WWF Brasil.

Segundo Rodrigo Paniago, os produtores que se engajarem no programa terão a oportunidade de participar de diferentes modalidades de capacitação, desde palestras técnicas, seminários, cursos de gestão e pastagem, excursões técnicas, visitas a fazendas modelos e até acompanhamento técnico por consultoria especializada. O Programa se inicia em agosto deste ano e termina em novembro de 2020. “Planejamos uma série de capacitações de grande importância para os produtores que participarem do programa, tudo de forma gratuita, inclusive os encontros mensais com consultoria especializada”.

Sobre a Boviplan: é uma empresa de consultoria agropecuária sediada em Piracicaba/SP e com atuação em todas as regiões do Brasil. Em 35 anos de atividade realizou assessorias em diversos países, como: Angola, Bolívia, Colômbia, Cuba, Estados Unidos da América, Irã, México, Moçambique, Panamá, Paraguai e Venezuela. A empresa tem como foco de atuação a transferência de tecnologias sustentáveis visando o aumento da eficiência econômica de propriedades rurais. Atualmente a Boviplan é membro fundador da Associação dos Profissionais de Pecuária Sustentável – APPS e membro do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável – GTPS.

Sobre o WWF-Brasil: é uma organização da sociedade civil brasileira, apartidária e sem fins lucrativos que trabalha em defesa da vida, e para isso tem por propósito mudar a atual trajetória de degradação socioambiental. Criada em 1996, atua em todo Brasil e integra a Rede WWF (Fundo Mundial para a Natureza), presente em mais de 100 países. Atua no fomento de uma pecuária mais sustentável, além de trabalhar com as principais empresas do setor auxiliando na melhoria da gestão da cadeia da carne. Também é membro do Conselho Diretor do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável – GTPS (http://gtps.org.br/).