Blog Boviplan

Equipamento permite aplicar herbicida para conservação de cercas, dispensando o uso da valiosíssima mão de obra

Equipamento é fixado no suporte em U da lâmina frontal do trator

É prática comum nas fazendas “passar herbicida na cerca” para dessecar o capim que insiste em crescer por debaixo dos fios e rente às estacas. A “limpeza”, como se diz, tem por objetivo impedir que o fogo queime a instalação, aumentando, assim, seu período de vida útil. Nas cercas elétricas, o controle do capim que cresce sob o arame também é desejável, pois evita a fuga da corrente elétrica, devido ao contato dos fios eletrificados com as folhas e hastes.

O problema é que esse tipo de manutenção é trabalhosa e demorada. Um funcionário, munido de bomba costal, tem de percorrer toda a extensão da cerca aplicando o herbicida. Imagine fazer esse serviço em todos os piquetes da fazenda! Foi pensando em simplificar a operação e economizar tempo que André Aguiar, da Boviplan Consultoria Agropecuária, de Pìracicaba, SP, teve uma ótima ideia: criar uma espécie de “pulverizador de cerca”.

O implemento possui duas partes: um tanque para herbicida fixado na traseira do trator e um “braço” pulverizador, instalado na dianteira do veículo. Confira detalhes desta inovação na edição de março de DBO.