Blog Boviplan

O período frio chegou e com ele alguns problemas para as lavouras e pastagens. A geada é um fenômeno natural ocasionado pela baixa temperatura e presença de umidade no ambiente, levando a formação de uma fina camada de gelo sobre as plantas que pode gerar perdas consideráveis à agricultura dependendo de sua força e extensão.

Diferente da formação da neve, que surge nas nuvens, a geada ocorre quando a água próxima ao solo congela; isso acontece quando a temperatura do ar cai abaixo de zero. Pode ocorrer pela passagem de ventos frios que provocam queda na temperatura ou pela ausência de nuvens, permitindo que a atmosfera sofra perda de calor na superfície da Terra, podendo ambas acontecerem de forma sucessiva, porém é mais raro. Há também a chamada geada de canela que ocorre através de uma brisa que sopra morro abaixo em noites de frio intenso e pode causar congelamento no caule das plantas, causando sua morte.

Visualmente existem dois tipos de geada, a branca e a negra. A geada branca é assim chamada pela camada branca de gelo que se deposita sobre as plantas, sendo ela menos severa, causando menos danos a vegetação. A geada negra ou geada de vento ocorre quando o ar se encontra seco e causa a morte da planta por desidratação do tecido antes que ocorra formação da camada de gelo. O impacto pode variar dependendo da espécie da planta, além de sua resistência; porém os danos estruturais podem causar morte parcial ou total da plantação.

Apesar de não haver medidas capazes de sanar o problema, algumas ações podem ajudar a minimizar os danos causados, entre eles:

Planejamento – pesquisas sobre clima do local, temperaturas e frequência da ocorrência de geadas; além disso, a época de plantio deve respeitar as limitações de resistência e produtividade da planta para cada local.

Cultivares resistentes – a escolha de cultivar mais resistente a geada pode auxiliar para menor perda de produtividade ou morte da planta.

Data da semeadura – é indicado que para culturas de inverno, se evite o momento de florescimento e enchimento dos grãos nas épocas de maior ocorrência das geadas.

Organização do local de plantio – escolher os locais corretos para o plantio de cada cultura dentro da área, isto é, evitar cultivo de culturas susceptíveis à geada em terrenos de baixada, próximos a encostas ou de vegetação densa com quedas consideráveis de temperatura.

Texto produzido por Victória Girnos – Analista de Conteúdo
Boviplan Consultoria Agropecuária