Blog Boviplan

A frase acima é parte do discurso da ministra de Alimentos e Agricultura da Alemanha, Julia Klöckner, na abertura da EuroTier 2021 (09/02/2021).

A Alemanha está alterando a sua forma de produzir alimentos, visando fortalecer questões ligadas à produção sustentável e de bem estar animal. A mudança é motivada por leis mais restritivas aos modelos de produção em uso. Estas alterações estão provocando uma evasão de empresas e produtores para outros países europeus. O resultado é que o país precisou aumentar os recursos no financiamento para as adaptações estruturais nas propriedades de produção animal, a fim de reter os produtores. “Não há refeição de graça”.

Aqui no Brasil, em paralelo, algo semelhante está ocorrendo, tanto por força de lei como por restrição nas compras por parte da indústria de alimentos, que procura de forma acelerada comprovar que seus produtos não são originados de áreas de desmatamento. Essa forma de buscar por produtos sustentáveis, aqui no Brasil, está provocando o que o Fernando Sampaio já apelidou de “nosso apartheid rural”. Muitos produtores, em especial os médios e pequenos, seja por desconhecimento ou falta de recursos, estão sendo paulatinamente alijados do processo.

Não é boicotando o produtor ou a exportação de produtos agropecuários brasileiros que teremos êxito na questão ambiental; é preciso ter um bom plano para que esta mudança no sistema produtivo ocorra de forma consistente, sem expulsar ninguém, como é a proposta alemã.

Abaixo segue parte do discurso da ministra alemã, de onde foi retirada a frase inicial deste texto:

“O setor está passando por mudanças radicais. No entanto, isso só pode ser bem sucedido e sustentável se for feito de forma proporcionada e tendo em vista as perspectivas de longo prazo para os produtores do nosso país. Na verdade, se a produção sair da Alemanha, nada será ganho – muito pelo contrário, na verdade. Nem as questões ambientais nem de bem-estar animal podem ser resolvidas exportando-os. É por isso que criei a Kompetenznetzwerk Nutztierhaltung (‘Rede para melhorias na pecuária’) – a reestruturação necessária da pecuária só pode ter sucesso se trabalharmos juntos. São questões que também ocupam a EuroTier.”.

Texto de Rodrigo Paniago

Sócio e Consultor da Boviplan Consultoria Agropecuária