Blog Boviplan

Parte da área periférica do bioma Pantanal acaba de ganhar um projeto de capacitação e acompanhamento técnico para produção sustentável de carne bovina: o Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA) Nascentes do Pantanal, lançado dia 29 de agosto e com encerramento previsto para novembro de 2020. O objetivo do programa é oferecer, gratuitamente, sete ações distintas de capacitação em gastão agropecuária, formação e manejo sustentável de pastagens, além de acompanhamento técnico para pecuaristas e colaboradores de fazendas nos municípios de Corguinho, Rio Negro e Rochedo, (todos no Mato Grosso do Sul), que somam área de 601.000 hectares e um rebanho bovino de 518.627 cabeças, segundo dados da Boviplan Consultoria Agropecuária, de Piracicaba/SP. Nesses municípios, estão nascentes de rios importantes como o Aquidauana, Taboco e Negro.

O programa foi viabilizado graças a recursos da União Europeia (Critical Ecosystem Partnership Fund – um programa global de assistência a ecossistemas críticos), totalizando R$ 150.000. Sua execução está a cargo da organização não governamental World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil) e da Boviplan, ambas membros do GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável). O trabalho está sendo realizado por representantes de 11 empresas e instituições parceiras. Estão previstos painéis técnicos, seminários, dias de campo, cursos para produtores e funcionários além de assistência técnica e visitas periódicas às propriedades participantes.

O foco é o atendimento a produtores considerados “médios” (mais de 500 ha e rebanho de até 2.000 cabeças). “Dependendo da demanda, podemos abrir algumas exceções”, avisa Rodrigo Paniago, diretor da Boviplan. Sobre participação da WWF-Brasil no projeto, Júlio César Sampaio, coordenador do programa, diz que a organização mantém parcerias com a atividade desde 2000. “Identificamos a pecuária como o pilar da sustentabilidade do Pantanal. Por isso apoiamos essa cadeia produtiva. Agora é a vez de olharmos as cabeceiras, mais próximas ao Cerrado”, diz. Os pecuaristas interessados, com propriedades nos municípios envolvidos, podem obter mais informações na sede dos respectivos sindicatos rurais, pelos telefones (19) 98167-9540 e (67) 99112-2270 ou pela internet, no website da Boviplan (http://boviplan.com.br).

Notícia publicada na Revista DBO – Edição de Setembro de 2019