Blog Boviplan

Um dos principais motivos de utilizarmos o confinamento para terminação de bovinos está relacionado ao melhor desempenho, ganho de peso e precocidade dos animais destinados ao abate. Sendo assim, o balanceamento da dieta deve ser realizado de forma precisa e o consumo dos animais deve ser adequado às necessidades diárias deles.

O uso da ração total ou TMR (Total Mixed Ration) é a forma mais comum de realizar o fornecimento de concentrado e volumoso via cocho para os animais. Após realizada a mistura de ingredientes, a ração é distribuída de acordo com a quantidade necessária.

O problema surge quando há seleção do alimento por parte dos animais. Isso ocorre devido a preferência por determinada porção da ração, seja ela o concentrado ou o volumoso. Desta forma, mesmo que a formulação esteja correta, não há garantias do consumo correto da ração.

A seleção do alimento pode ser evitado a partir de algumas ações, dentre elas, uma medida que pode ser adotada:  umidificar a ração. A ração úmida permite que haja junção de partículas de diferentes tamanhos, sendo mais difícil a segregação pelos animais e garantindo o consumo adequado.

As imagens ilustram um projeto orientado pela Boviplan para sanar problemas de separação de partículas em um cliente que utilizava feno de capim como principal ingrediente volumoso.

Contudo, é importante ressaltar que o consumo pelos animais é mensurado a partir da matéria seca do alimento e que a ingestão está intimamente ligada a capacidade de distensão do rúmen, isso quer dizer que o teor de umidade presente no alimento pode afetar o consumo e consequentemente a ingestão correta dos nutrientes por parte dos animais.

Ficou interessado nessa prática? Entre em contato com um de nossos consultores e obtenha mais informações sobre seu uso correto.

Texto produzido por Victória Girnos – Analista de Conteúdo
Boviplan Consultoria Agropecuária