Blog Boviplan

O fundo holandês Stichting andgreen.fund (“&Green”), anunciou financiamento de US$ 7.7 milhões para a Hacienda San José (HSJ), da Colômbia, com o objetivo de ampliar o impacto de suas operações sustentáveis para mais de 180 mil hectares na Região de Orinoquía.

O fundo Stichting andgreen.fund está focado na promoção de projetos de agricultura sustentável e na redução do desmatamento no mundo, enquanto a Hacienda San José é uma empresa pecuária colombiana líder na produção de gado Nelore de Ciclo Curto localizada em Vichada.

O crédito concedido pela &Green à HSJ por 12 anos é um marco muito importante na transição para um setor pecuário colombiano sustentável e livre de desmatamento.

Esta transação representa o primeiro financiamento da &Green na Colômbia, onde a pecuária insustentável é considerada um dos principais impulsionadores do desmatamento ilegal. Vale ressaltar que a pecuária colombiana opera em muitos casos com baixa produtividade, baixo custo e uso ineficiente da terra e dos recursos, o que é insustentável do ponto de vista ambiental e econômico, disse um comunicado da HSJ.

A HSJ abriu o caminho para a intensificação sustentável da produção pecuária no país, com a visão de desenvolver o setor pecuário colombiano e produzir carne de melhor qualidade para a Colômbia e o mundo.

Gabriel Jaramillo, fundador da HSJ, destacou: “como centro de excelência para a pecuária na Colômbia, a HSJ combina o melhoramento genético da raça Nelore de ciclo curto com técnicas de cultivo regenerativo para criar uma pegada de carbono favorável que contribui para o resfriamento global”.

“Na &Green encontramos um parceiro com ideias semelhantes para apoiar nossa visão de transformar o setor e criar valor para os pecuaristas colombianos e as comunidades mais amplas em que nós e eles operamos”, acrescentou Jaramillo.

O financiamento do &Green na HSJ contribui para o caminho de transformação do setor pecuário colombiano, expandindo o modelo de intensificação sustentável da HSJ em 180 mil hectares de terras degradadas, aplicando a estrutura de impacto e sustentabilidade do &Green para orientar a aquisição e desenvolvimento de novas áreas.

Da mesma forma, protegendo e recuperando mais de 27 mil hectares de floresta tropical, interrompendo o ciclo destrutivo dos incêndios e recuperando a saúde do solo em toda a paisagem.

Além disso, promover a inclusão social por meio do compartilhamento de conhecimento, criação de empregos e engajamento comunitário com foco em educação, saúde e igualdade de gênero e compartilhando dados e aprendizados com a indústria para inspirar mudanças positivas.

Claudia Martínez, membro do Conselho de Administração da &Green, disse que, como cidadã colombiana, celebro o financiamento da &Green, que contribuirá significativamente para o crescimento de uma de nossas regiões mais remotas. É fundamental que o projeto considere tanto o potencial econômico quanto as riquezas sociais, culturais e naturais presentes na área. A parceria entre a HSJ e o &Green traz uma perspectiva refrescante e holística que tem o potencial de criar impacto muito além das fronteiras das operações da HSJ.

Fonte: CONtexto Ganadero.